Bem vindos !

Este blog foi criado para você que está pensando em ser religioso.

Você já conhece a Ordem dos Frades Pregadores?

Caso não conheça, faça um bom proveito do nosso blog.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Exemplos de vocação


frei Humberto(esq.) e dom Celso em uma celebração na Igreja São Domingos em Uberaba


          Quando somos chamados para seguir a Cristo de uma maneira mais radical, ou seja, ingressando na vida religiosa, causamos espanto e às vezes incompreensão das pessoas que nos circundam. Primeiramente querem entender o porquê, e logo depois querem saber para quê. De modo que a nossa vocação sempre deverá ser motivo de, no mínimo, curiosidade; e, principalmente no mundo de hoje, de espanto.
          Não devemos nos preocupar por ser assim, pois foi justamente isso que Cristo recomendou aos seus apóstolos e nos recomenda ainda hoje, que sejamos causa de espanto e incompreensão.
          A província dos frades dominicanos no Brasil deve se alegrar, pois aqui habitam dois frades que causam espanto em quem os conhece. De tal modo que, depois de conviver com esses dois irmãos, que além de irmãos de hábito são irmãos de sangue, não é possível sair de perto deles sem ter aprendido algo. E em geral o ensinamento é bem marcante.
          Os "irmãos Pereira", como são conhecidos, são mestres, no verdadeiro sentido da palavra. Sendo mestre aquele que o discípulo lembra para o resto de sua vida e sempre guarda seus ensinamentos, seu exemplo. Guardando bem o ensinamento de nosso mestre maior, que é Jesus Cristo, frei Humberto e dom Celso nos ensinam sem falar uma palavra. Aprendemos com eles simplesmente os observando, convivendo com eles. Isso basta para que saiamos pessoas melhores e mais amadurecidas também.
          Há 60 anos frei Humberto era ordenado sacerdote e há 40 dom Celso era sagrado bispo, e é por isso que esta singela homenagem é feita. Ambos abraçaram o sacerdócio e se entregaram totalmente ao serviço do Reino, levando a Palavra de Deus a quem precisava, sem proselitismos, sem forçar ninguém a nada, simplesmente pelo exemplo.
          Ao frei Humberto, o nosso grande irmão, "mano" de dom Celso, os nossos cumprimentos e congratulações por mais esse jubileu sacerdotal. Nós o felicitamos por sua força e coragem para enfrentar todas as dificuldades pelas quais passou. E ao nosso velho bispo dom Celso, exemplo de pastor, parabéns por ter mudado a vida de tanta gente, das quais o senhor fez e ainda faz parte. Esses dois confrades nos ensinam sempre um exemplo de vocação, de como ser frades, e, mais, de como ser homens.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário