Bem vindos !

Este blog foi criado para você que está pensando em ser religioso.

Você já conhece a Ordem dos Frades Pregadores?

Caso não conheça, faça um bom proveito do nosso blog.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012



                   

São Domingos é um fundador peculiar. Não só por sua visão muito à frente de seu tempo ou por ter notado que os caminhos seguidos pela cristandade medieval eram mais do que tortuosos, estavam se desviando do próprio Cristo, mas pelo seu modo de lidar com todas as situações que se lhe apresentavam. Vivia de maneira santa sem fazer esforços para isso, de modo que a santidade habitava nele e se demonstrava em sua maneira de agir com o próximo e até com aqueles que não o queriam bem.


Acredito que, dentre todas as qualidades que conhecemos presentes em Domingos, uma deve ser especialmente destacada: a paciência. Domingos era um homem extremamente paciente, do tipo que sabe olhar e analisar as coisas com calma, mas, ao mesmo tempo, sem ser apático ou indiferente. Mediante à sua paciência, foi capaz de dar soluções aos problemas que iam surgindo ao longo de sua jornada de pregação e, mais tarde, na fundação e organização de sua Ordem, da Ordem dos Pregadores.


Quando escolhemos seguir os passos de nosso pai fundador, muitas vezes nos esquecemos dessa virtude abundante em sua personalidade. Todo o processo formativo requer muita paciência e capacidade de visão, tanto da parte de quem orienta quanto da parte de quem é orientado. É um processo às vezes assustador sairmos de nossas casas, partirmos para uma cidade estranha e convivermos com pessoas que para nós eram antes desconhecidas. Com o tempo vamos nos adaptando, amadurecendo e evoluindo em nossa escolha, mas somente conseguimos atingir a maturidade espiritual, vocacional e de convivência praticando o exercício da paciência. Não pensemos que foi tranquilo para nosso pai Domingos fundar uma Ordem, dar um passo tão grande em uma época que clamava por mudanças. Ele se angustiou, chorou e clamou pelo auxílio de Deus para que tomasse as decisões corretas. Por que conosco seria diferente? Vocação é um "chamado" que não sabemos explicar muito bem como se dá. É uma experiência íntima com Deus que nos procura antes de nós O procurarmos. Vocação é um mistério. Mas, Podemos explicar o ideal que queremos seguir, o que buscamos e para que rumos nossas vidas apontam. Para buscarmos este ideal é de suma importância que levemos conosco a nossa paciência e que adquiramos mais e mais a cada passo que dermos.


O amadurecimento de nossos propósitos enquanto seguidores de Domingos é um processo belo e que se expressa ao longo de nossa vida enquanto frades. Frei Humberto Pereira de Almeida, com as palavras de um sábio experiente me disse uma vez quando eu era pré noviço e estas palavras que me marcaram muito: "a vida religiosa é difícil, mas vale a pena". Domingos não prometeu um mar de rosas para seus frades e muito menos um paraíso na terra. A Ordem é composta por humanos sujeitos a erros e acertos, com todos os seus membros trabalhando para que ela sempre melhore. Hoje, dia 8 de agosto, dia de nosso pai fundador, nos unamos em oração para que Deus sempre olhe por nossa Ordem e para que Domingos interceda por nós junto do Pai. Pois, como canta nosso hino, ele está sendo mais útil lá, junto do Pai, intercedendo por seus irmãos que aqui lutam por seu ideal. Felicidades a todos os frades e vida longa à OP!

Nenhum comentário:

Postar um comentário