Bem vindos !

Este blog foi criado para você que está pensando em ser religioso.

Você já conhece a Ordem dos Frades Pregadores?

Caso não conheça, faça um bom proveito do nosso blog.

domingo, 11 de agosto de 2013




O LEGADO DE DOMINGOS

          O que é ser dominicano? Esta é uma pergunta que nos fazemos quando procuramos a Ordem, não digo para ingressar somente como frades, monjas ou irmãs, mas também como leigos, parte forte que compõe a Ordem desde seus primórdios.
          Após celebrar a festa de nosso apostólico fundador, esta pergunta se faz cada vez mais latente na vida daqueles que decidiram seguir a Cristo nas pegadas de Domingos. Nosso fundador nos deixou um legado importante que devemos assumir de coração aberto se quisermos ser fieis à sua proposta. É bom celebrar a festa de Domingos, voltar os olhos para uma figura tão singular que a Igreja teve a felicidade de ter em seu seio. Uma coluna que ajudou a reerguer e sustentar os então fracos alicerces em que a Igreja se encontrava apoiada naqueles tempos.
          Mas o grande diferencial de Domingos foi a sua capacidade de, muito além de escutar, auscultar os sinais dos tempos. Suas propostas foram arrojadas e inovadoras e não é à toa que a Ordem já se encaminha para o seu jubileu de 800 anos de existência a serem completados em 2016. Este exemplo ele não só nos deixou para que o admirássemos, mas para que o seguíssemos com firmeza na fé e na misericórdia para com os mais necessitados.
          Um dos maiores e mais relevantes legados que temos nas mãos é justamente este: estar no mundo, ouvir o mundo, perceber o mundo. Só assim poderemos, imitando a Domingos, falar de Deus e com Deus, pois Deus se faz presente no mundo, em cada ser humano, criatura esta em que Ele deposita todo o seu amor e carinho. Comemoramos o dia de nosso pai fundador no último dia 8 de agosto e hoje, dia 11, comemoramos o dia daquele que nos colocou no mundo. A ternura da paternidade se faz presente entre nós de todas as maneiras, a começar por nosso Eterno Pai, que derrama sua ternura por meio de Seu espírito em homens dos quais temos o orgulho de seguir o exemplo. Que Deus nos dê força e fé para continuar levando luz, esperança e conforto a todos aqueles que necessitarem de nós. Desta maneira estaremos seguindo a Cristo nas pegadas de nosso apostólico pai.

fr. Rafael Andrade, OP

Nenhum comentário:

Postar um comentário